Banda: Maquinária


A origem
1:1 No princípio em Guarapuava, (que em Tupi-guarani quer dizer: Serpente que toca gaita e usa bombachas) não havia bandas de heavy metal.
1:2 A cidade era sem forma e silenciosa.
1:3 Uma voz forte como um trovão vindo do céu disse: Que haja o metal.
1:4 E o Senhor do rock fez brotar do chão guitarras e das guitarras, toda qualidade de solos e riffs. E houve heavy metal.
1:5 O ser ouviu que a música era boa e fez a separação entre o rock e o sertanejo.
1:6 Eis a origem da Maquinária!

A Maquinária surgiu em 1989 com o propósito de "inventar" heavy metal. Em Guarapuava, não havia lojas especializadas em equipamentos musicais, discos ou qualquer conteúdo do gênero. Tudo vinha de fora de maneira lenta e quando chegava a cidade já estava ultrapassado. Músicas, informações e tendências não eram consumidas ao mesmo passo que aconteciam.
Pra quem buscava produtos ou informações do mundo underground tinha que viajar pra cidades próximas como Ponta Grossa e Curitiba para conseguir. Uma tarefa árdua, mas, gratificante.
Mesmo com todas essas dificuldades, Osni (guitarra e vocal), Nilson Ramos (baixo), João Marcos (vocal) e Edvalci (bateria) desbravaram o desconhecido e fizeram acontecer. Autodidatas, compunham músicas em português com conteúdo de impacto e atitude e em uma garagem passaram a Ser o rock não apenas consumi-lo.  A banda passou por algumas dificuldades e acabou terminando, mas retornou em 2012 com uma nova formação: Júnior Batista assumiu o posto de baterista e Adriano Ribeiro o baixo. 
Com certeza Guarapuava atualmente tem dezenas de músicos altamente competentes, que vivem da música (do rock mais precisamente) e que já ouviram falar da Maquinária. Agora todos terão oportunidade de relembrar ou saber quem foi a banda que contribuiu para o rock pesado e de cara limpa.
(Texto: Fábio Ribas)


Thay

0 comentários: